sexta-feira, 28 de maio de 2010

Uma boa pedida para o momento


Os negros vindos da África para nosso continente, não só interferiram em nossa genética, em costumes, danças, como em nossa culinária. A feijoada veio para nossa mesa junto com a culinária negra. Festa do Rosário é essencialmente uma festa inserida em nossa sociedade com músicas, instrumentos musicais, danças e vestimentas próprias do continente Africano. É assim que me lembrei de passar a receita que não pode faltar, em casa, nesta época. Friozinho chegando, festa do Rosário e uma boa hora para se lembrar de fazer para a família e convidados uma bela feijoada. Para quem acha que quem gosta de escrever não gosta de cozinhar vai a receita da feijoada da “Mama”. É só elogios o que ela desperta.
Ingredientes:
1K feijão preto
½ k carne seca especial (sem gordura)
1/2k carne de porco (pernil ou lombo)
1/2k costelinha de porco
1 pé de porco fatiado
1 embutido de paio
1calabresa
200gr toucinho defumado
3 folhas de loro
Modo de preparo:
Cortar a carne seca em cubinhos e colocar para cozinhar com o feijão.
Cortar e preparar as outras carnes e temperar as que não forem temperadas. Colocar na pressão. Refogar bem. Refogar as costelas e pé de porco juntas, não precisa ser na pressão. Fritar levemente o paio a calabresa e o toucinho. Reservar as carnes. Não deverá cozinhar demais para não desmanchar ao misturar com o feijão. Depois do feijão já cozido refogar com 3 dentes de alho e uma cebola, cortados em cubinhos em uma xícara de óleo. Bater no liquidificador dois copos de feijão com um copo do caldo do feijão cozido para engrossar a feijoada. Misturar as carnes e deixar ferver por alguns minutos.
Se desejar uma feijoada light poderá escorrer a gordura das frituras e refogados. O caldo que se formar ao refogar as carnes deverá ser aproveitado ao refogar o feijão, para acrescentar mais sabor.
O prato poderá ser feito de véspera para ficar mais saboroso.
Para acompanhar: fubá torrado, couve refogada, arroz bem soltinho e pimenta ao molho de vinagrete acrescentando ao molho duas conchas de caldo da feijoada, laranjas ácidas fatiadas.
É... Agradar aos amigos e família dá trabalho. Mas eu garanto vale a pena.
Bom apetite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário