sábado, 8 de maio de 2010

Brasil um país de todos

“BRASIL UM PAÍS DE TODOS”


O governo Lula desde o primeiro mandato vem insistindo com o slogan “Brasil um país de todos”, aliás, muito bem bolado por seu instrutor de marketing porque a cidadania realmente se constrói com a inclusão de todos.
Como esse, muitos outros “chavões” tem sido, exaustivamente, vinculado nos canais de Tvs. Citarei ainda: “-Você se lembra em quem votou na última eleição? Seu candidato é você no poder.” Se pensarmos bem, alguma coisa se tem feito, hoje em dia, para a formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. Haja vista a Tv Assembléia, a Tv Senado, A Tv Câmara sem dizer do canal Futura e etc...
Uma pessoa que vive isolada, não respeita os direitos e desconhece seus deveres dentro de sua comunidade, não cumpre os deveres para o Estado é uma pessoa sem cidadania.
. Cidadão é aquele que exerce a cidadania que lhe é devida.
O conceito de cidadão e cidadania vem evoluindo através dos tempos assim como a conscientização das pessoas para assumirem sua posição como cidadão consciente.
Tentando uma definição simplificada: cidadão é aquele indivíduo que sabe viver em sociedade, respeitando e sendo respeitado em seus diversos espaços; construindo e participando da construção de uma realidade melhor para todos, no lugar onde vive; cumprindo os deveres para com o Estado.
Tudo isso parece uma utopia se começarmos a pensar em nossa realidade.
As profundas desigualdades, o desrespeito de muitos pela pátria, pelas crenças, pelas leis, o comodismo que não nos deixa participar dos movimentos para melhorar a realidade que vivemos, nos impedem de acreditarmos na importância de exercermos nossa cidadania. Tudo nos parece tão longe dos preceitos citados. Com essa realidade nossa cidadania se torna fraca e sem sustentabilidade.
Um ponto que não me deixa desanimar é pensar que se não vivemos a cidadania que deveríamos, também não vivemos a crucial ignorância de tempos atrás. Vivemos caminhando num misto de atraso e desenvolvimento, tudo com muita lentidão. Tudo poderia ser bem melhor se governantes e cidadãos levassem esse País mais a sério.
Somos obrigados a ouvir constantemente palavras desmerecedoras dirigidas ao nosso País, como vemos sempre europeus que não aceitam imigrantes brasileiros em seu país. Não podemos nem defender porque se formos ver, na verdade, somos envergonhados por políticos inescrupulosos, brasileiros com atos desrespeitosos a lei e a cidadania, com repercussão mundial,exploração sexual às nossas jovens, crianças vendidas para adoção, etc. Como nos defender de tão sérios desrespeito às leis?
Mas é preciso manter a nossa esperança em dias melhores. Dias esses, que teremos um País menos corrupto, políticos bem escolhidos para defender as necessidades dos cidadãos, promovendo o desenvolvimento e o bem comum, leis implantadas e executadas com agilidade, para beneficiar a todos. Todos empenhados em exercer a cidadania que nos compete.
Vimos divulgado pelos meios de comunicação, os dois esforços concentrados que o governo Lula intentou fazer (PAC) para a aceleração do desenvolvimento. O governo demonstrou que sabe quais as necessidades do povo. Ponto importante para fazer do Brasil um país de todos.
Desejo ressaltar a grande conquista que será para resgatar a cidadania dos favelados cariocas a revolução que o governo federal pretendeu fazer com a urbanização dessas favelas. Quis acreditar, com todas as minhas forças, que isso iria dar certo, mas...
Estou me lembrando de quando o governador do Rio de Janeiro na época o Sr. Leonel Brizola, construiu prédios e transferiu os favelados para a nova construção, para desfazer as favelas. Os ocupantes dos prédios, rapidamente, destruíram tudo sem dar o devido valor ao benefício recebido. Era o governo fazendo a sua parte e as pessoas vivendo amontoadas, sem consciência de cidadania.
Não surte efeito, nada que for feito da parte do governo, se o indivíduo não passar a ser cidadão. Não precisamos também achar que o governante fez um grande favor, ele foi eleito para governar. Porém um cidadão cônscio de que ali foi colocado o dinheiro do povo, tem o dever de preservar. A conscientização tem que ser de ambas as partes.
Os governantes precisam saber interpretar as necessidades do povo e tomar as medidas necessárias para suprir-lhes tais necessidades.
Uma grande conquista foi para o povo o salário mínimo de Getúlio Vargas. É como se tivéssemos dando liberdade para escravos. O cidadão passa a ser dono de sua vida, passa a pensar com sua própria cabeça. Já temos quase 80 anos desse fato e sustentamos raízes desse passado. Temos hoje pessoas com pouca iniciativa para empreender. Foram acostumados a só obedecer. Além do péssimo costume de pedir, pedir, pedir, porque foram acostumados a só ganhar. Sempre eram os patrões a resolver todas as necessidades de seus empregados. Desconhecem o poder de conquistar as coisas com as próprias mãos(este é um fato bem dentro de nossa realidade).
Por outro lado temos empregadores que não pagam o mínimo, não regularizam a situação de seus empregados e por aí vai uma convivência de extrema complexidade e descumprimento da lei, de ambas as partes.
Com o passar do tempo leis foram implantadas dando mais força ao trabalhador, assim como segurança para o empregador. Hoje somos amparados de diversos modos que nos sustentam como cidadãos. Muito temos que caminhar ainda nesta questão de empregados e empregadores.
Pela questão de espaço vou privar-me de inúmeras outras citações que desejaria colocar para concluirmos que: há uma grande necessidade de estarmos instruídos para exercermos nossa cidadania, para chegarmos a conclusão de que cada direito que recebemos nos vem também deveres a cumprir e ainda para concluirmos a importância de escolhermos bem nossos governantes. Calcula-se que haja uma intrincada união de conceitos entre cidadão e governante. São deles que vêm as leis e os empreendimentos que desejamos e precisamos e são nossos os atos de participar reivindicar, preservar e colaborar na gestão que trará benefícios para todos.
A cidadania bem usada, com consciência, é uma grande arma que temos nas mãos. Seja um cidadão consciente.
Os governantes só estão no poder pelo nosso voto!






Wanda
São Gonçalo do Sapucaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário