segunda-feira, 24 de maio de 2010


Convite para uma nova São Gonçalo
Forças adormecidas despertam, com muita coragem, para fazer espantar a letargia que parece ter nos envolvido há anos. Sinto que no momento certo, um grupo unido e participativo resolveu planejar um novo rumo, para que a cidade acompanhe o desenvolvimento de outros municípios e melhore a vida de seus moradores. Diferente do que pensamos, quem faz o desenvolvimento de uma cidade são seus moradores. A prefeitura tem sua parcela de participação, que é de grande importância. Ficar de braços cruzados esperando que o poder público resolva todos os problemas de desenvolvimento do município é um grande erro.
Pudemos perceber que há uma boa vontade da maioria da população que até então não se inteirava da necessidade de participar dos problemas do município. Estas pessoas foram convocadas para participar de um movimento em prol do desenvolvimento da cidade. Iniciaria com uma palestra de encorajamento e decisões, ministrada por Willian Caldas, palestrista motivacional. Foram acionadas diversas áreas de trabalhadores do município. A resposta animadora surpreendeu até o funcionário do SEBRAE acostumado com tais movimentos.
Ontem tivemos a oportunidade de ver o que pode acontecer quando pessoas conscientizadas se unem para fazer as coisas acontecerem. O movimento que iniciou recebeu o nome de “Todos por São Gonçalo”. Tivemos este momento impactante que recebeu, no salão do Clube Umuarama, de 600 a 700 convidados entre empresários e funcionários. Willian Caldas fez questão de frisar que suas palestras não são apenas motivadoras, são essencialmente para fazer as pessoas tomarem atitudes. Conforme insistiu ele, são as atitudes que fazem as mudanças. O entusiasmo e a participação ativa de todos os presentes, despertou a confiança de que poderemos realizar os projetos que estão sendo elaborados para o decorrer do ano. O resultado disso foi que o encarregado do SEBRAE se propôs colaborar de perto no desenvolvimento do planejamento. Será um aliado experiente no desenrolar das ações. Era realmente o que estava faltando para que se pudesse confiar no desenvolvimento da cidade como um todo. Estamos descobrindo as forças da união, da mudança de atitude passiva e crítica, para uma ação de confiança e respeito; para com a cidade, para com as pessoas e para consigo mesmo. Estamos apenas na execução do primeiro evento. “Muita água vai rolar” até que se comece a “colher os frutos”. Tudo tem um começo. Este projeto tem tudo a ver com o que foi dito ontem por Willian Caldas dirigindo-se aos empresários: “Liderar dá trabalho, exige perseverança, não se pode perder o foco: Todos por São Gonçalo”. A primeira colheita está sendo: “esperança para os participantes”, e isso é muito bom. É a força para a “locomotiva andar”.
Wanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário