sexta-feira, 8 de abril de 2011

Cântico de Núpcias




                           Dom Marcos Barbosa

Nossos caminhos agora são um só caminho,
Nossas almas, uma só alma.
Cantarão para nós os mesmos pássaros
E os mesmos anjos desdobrarão para nós
As invisíveis asas.
Temos agora por espelho os nossos olhos;
O teu riso dirá a minha alegria,
E teu pranto a minha tristeza.
Se eu fechar os olhos, tu estarás presente;
Se eu adormecer serás meu sonho;
E serás, ao despertar, o sol que desponta.
Nossos mapas serão iguais,
E traçaremos juntos os mesmos roteiros,
Que conduzem às fontes escondidas
E aos tesouros ocultos.
Na mesma página do evangelho
Encontraremos o Cristo,
Partiremos na ceia o mesmo pão,
Meus amigos serão os teus amigos,
E perdoaremos com iguais palavras aqueles que nos invejam.
Será nossa leitura a luz da mesma lâmpada,
Aqueceremos as mãos no mesmo fogo
E veremos em silêncio desabrochar, no jardim,
a primeira rosa da primavera.
Iremos depois nos descobrindo nos filhos que crescem,
E não mais conseguiremos distinguir
em cada um os meus traços e os teus,
o meu e o teu gesto,
e então nos tornaremos parecidos.
E nem o mundo nem a guerra nem a morte,
Nada mais poderá separar-nos
Pois seremos mais que nunca,
Em cada filho, uma só carne e um só coração.
Que o homem não separe o que Deus uniu.
Que o tempo não destrua a aliança que nos prende,
Nem os amores, o amor.
Que eu não tenha outro repouso que o teu peito,
Outro amparo que a tua mão,
Outro alimento que o teu sorriso.
E quando eu fechar os olhos para a grande noite,
Sejam as tuas mãos que ao de fechá-los.
E, quando os abrir para a visão de Deus,
Possa contemplar-te como o caminho que me levou,
Dia após dia, a fonte de todo amor.
Nossos caminhos são agora um só caminho,
Nossas almas uma só alma.
Já não preciso estender as mãos para alcançar-te,
Já não precisa falar para que eu te escute...

Quantas vezes, nem sei, ouvi Tio Rogério declamar este poema em casamentos e me emocionei. Ao digitá-lo aqui, hoje, parece-me estar ouvindo sua voz declamando, para este momento, usando os verbos no tempo do passado. Vejo a história de minha vida, de meu casamento se encaixando em linhas alternadas umas sim outras não. Mais uma vez me emociono.
Como precisaríamos ter vivido este sonho e não vivemos.
Como nossas vidas teriam sido mais ricas se soubéssemos ser mais dóceis as palavras de Deus e de pessoas com esta sabedoria.
Já sentindo todos os raios dourados cobrindo nossa existência, vamos nos permitir voltar no tempo refletir e tentar a cada dia recomeçar. Enquanto houver vida haverá luta, haverá esperança e poderá renovar o amor.
Chegar aonde chegou foi uma luta vitoriosa, em tempos de guerra contra a instituição mais antiga do mundo: o casamento.
                                       Wanda 08/04/2010

2 comentários:

  1. PAI E MÃE,DEIXO AQUI REGISTRADO A MINHA ALEGRIA E FELICIDADE POR VIVER ESTE MOMENTO. AGRADEÇO, À DEUS, JUNTO COM MEUS FILHOS POR TERMOS PAIS E AVÓS TÃO SAUDÁVEIS E ACIMA DE TUDO TEMENTES À ELE. OBRIGADA PELOS MOMENTOS DE ALEGRIAS E TRISTEZAS QUE PASSAMOS E QUE DEUS CONTINUE TORNANDO-NOS CADA DIA MAIS UMA FAMÍLIA DO SENHOR JESUS.PARABENS POR TODOS OS DIAS QUE VIVERAM JUNTOS. COMO É IMPORTANTE PARA NÓS VERMOS VOCES UNIDOS SEMPRE.BEIJOS NANCY

    ResponderExcluir
  2. OLÁ WANDA,
    GOSTEI DAS FOTOS , BELEZA É O QUE NÃO FALTA EM SUA FAMILIA!
    PARABÉNS PELO BLOG E SOBRETUDO PARABÉNS PELAS BODAS DE OURO!
    FORTE ABRAÇO
    GRAÇA LENZI

    ResponderExcluir