segunda-feira, 29 de abril de 2013

Mofo

Esta estação chuvosa, da qual estamos nos livrando por estes dias, surpreendeu-me com uma goteira que penetrou em meu guarda-roupa, trazendo umidade e mofo em diversas peças. Apressei-me em sanar o problema, devido a uma forte alergia a diversas substâncias, especialmente ao mofo.Decidi me informar sobre o assunto e fiquei deveras alarmada com as informações obtidas.  Parei para observar e constatei que mofo está por toda parte: nos telhados das casas, nas paredes de algumas residências, nos alimentos com tempo de vencimento expirado, nos lugares úmidos de um modo geral. Não devemos ficar ignorantes sobre o assunto, visto que, traz grande malefício à nossa saúde. Creio eu que, a maioria da população, como eu mesma, não tem consciência do mal que causam os ambientes infectados por esta substância tóxica. Isso para não dizer do mofo nos alimentos, que quando ingeridos nos intoxicam de tal forma a nos deixar prostrados. Podem até nos levar à morte. Há algum tempo, um membro da família, assaltando a geladeira de madrugada, ingeriu, involuntariamente, um alimento mofado, que estava dentro de uma embalagem plástica. Logo em seguida, precisou ser internado, com fortes dores abdominais, causando susto em toda a família.
O nutricionista “Dr. Google” fala tudo que é necessário saber, com muita propriedade. Achei curioso saber, através de uma postagem de um médico de Santa Catarina, que a palavra lepra no Antigo Testamento tem o mesmo significado de mofo. Isto me esclareceu Lv 14,33-47 falando da lei a respeito da lepra nas paredes das casas. Eram métodos usados para evitar as doenças. Há seis mil anos atrás, já eram condenados os lugares infectados pelo mofo, ali chamado de lepra. Confirmou-me mais uma vez a muita sabedoria contida na Bíblia.Não levamos tão a sério os cuidados que devemos ter com esta praga da lepra ou do mofo e talvez por isto atraíssemos doenças para nosso corpo. É triste constatar que mesmo sendo apregoada a milhares de anos a necessidade de cuidados com esta praga, estejamos hoje, rodeados dela por todos os lados.
Nesta época em que estamos chamando de “geração saúde”, porque deveras as pessoas estão dando ênfase especial à saúde do corpo, não deveríamos nós nos preocupar mais com a contaminação causada pelo mofo: nos ambientes, nas roupas e nas paredes, nos alimentos e procurar nos livrar dela?                                                                            Wanda. Abril 2013-04-29
       
          Aqui já posto alguma coisa que desperte a nossa veia de artista. Tem gosto pra tudo neste mundo.



Você já abriu a geladeira procurando pão, queijo e presunto para fazer um sanduíche e descobriu que eles estragaram? Aposto que sim, afinal todo mundo já passou por uma situação dessas. Quando isso acontece a única coisa que podemos fazer é jogar tudo no lixo e correr para o supermercado mais próximo, certo?
Não de acordo com a artista americana Charmaine Frost. Ela decidiu transformar estes alimentos  estragados em obras de arte e passou meses fotografando fungos e mofo na gema de ovos, presunto, queijo e pão para um projeto de fotografia sobre a beleza encontrada em coisas improváveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário