quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Camarão da Proclamação

 Demorei mas estou publicando aqui o Camarão da Proclamação(da república) e da proclamação de meu genro Cris. Ele proclamou diversas vezes que iria trazer, do Rio de Janeiro, (Itaguaí mais precisamente) camarões enormes. Ele encontrou um vendedor que comercializa todo tipo de camarão, todos muito fresquinhos. Para nossa surpresa, na véspera da comemoração do dia da proclamação, ele chega e começa a descarregar camarões de todo tamanho para todos os gostos. Agora era procurar as receitas e começar a descascar e preparar a iguaria tão preciosa, para nós mineiros, que dificilmente temos este tipo de produto tão fresquinho às mãos. 
Então vai ai a receita:

Risoto de camarão
1 pc arroz próprio para risoto
1 kg de camarão fresco médios e pequenos.
Óleo, cebola e alho, para refogar o arroz.
Refogar o arroz normalmente , com um pouco mais de água para que fique bem cozido e meio empapado, não muito seco.
Preparar à parte um molho:
Lavar com diversas águas o camarão, depois de retirar as cascas.
Refogar em duas colheres de manteiga ou margarina, 2 cebolas, 6 dentes de alho; acrescentar 1 embalagem de molho de tomate, a mesma medida de água. Sal à gosto. Colocar os camarões, deixar ferver por 4 a 5 minutos e deligar. Soltar o arroz e ir misturando levemente arroz e molho. Colocar em uma vasilha refratária deverá ficar bem molhadinho. Recobrir com requeijão e cobrir com uma camada espessa de queijo parmesão ralado.

O camarão grande, (quero dizer enorme) é preparado separadamente em uma churrasqueira. Lavar, temperar com sal e limão e colocar na grelha, para assar por 5 a 6 minutos no máximo. Servir quente.
Bom apetite!!! 

Espero que movimente sua casa por muitas horas, com os convidados, conforme aconteceu por aqui. O sol se pôs, os convidados se renovaram, e ainda estavam até tarde, procurando camarões na vasilha de arroz já toda mexida.








Nenhum comentário:

Postar um comentário