domingo, 4 de março de 2012

Onde mora a tal felicidade ?

Esta história era contada em encontros que costumava fazer há alguns anos. Dá-nos uma idéia de como julgamos erroneamente onde anda a tal felicidade, que todo ser humano anseia encontrar.
Dizia mais ou menos assim: “Um homem que desejava a qualquer preço encontrar a felicidade resolveu recorrer aos céus. Daí foi enviado um anjo que iria conduzi-lo nesta busca. Percebendo a presença do anjo o Sr. Homero indagou:
- Santo Anjo, o Santo surgiu para orientar-me na empreita de encontrar a felicidade que tanto desejo alcançar?
- Sim Sr. Homero, trago-lhe uma resposta. O Sr. deverá percorrer toda o Planeta buscando alguém que se considere totalmente feliz. Ao encontrá-lo deverá pedir sua camisa emprestada, usá-la por apenas 15 minutos e assim o Sr. será feliz. Este é o caminho para encontrar a felicidade que tanto almeja.
O Sr. Homero gostou da proposta. Dizendo: - Será fácil! Iniciou sua grande viagem a procura de tal personagem. Rodou mundo.
Em um país de pessoas ditas muito ricas, quis encontrar o mais rico, este sim lhe diria o que desejava ouvir. – Sr. B G preciso de sua resposta sincera: - O Sr. se considera o homem mais feliz do Planeta?
-Meu caro Sr. Homero, eu já conquistei muita coisa na vida. Mais do que qualquer pessoa possa sonhar. Hoje não sei o que fazer com tais conquistas e isto muito me preocupa e aborrece.  Minhas conquistas ainda não acabaram e isto é inquietante. Por esse motivo não posso lhe dizer que sou totalmente feliz.
Triste e decepcionado, mas não desmotivado, Sr. Homero sai em busca de outro personagem que julga poderá declarar-se a pessoa mais feliz do Planeta. Atravessou mares, percorreu civilizações e decidiu aportar em um reinado. Depois de atravessar algumas barreiras, chegou ao palácio.
- Majestade, eu percorri terras, vi maravilhas, pessoas bem aparentadas, civilizações desenvolvidas. Sua Alteza é rei nestas paragens, preciso encontrar o homem mais feliz do mundo, então decidi chegar à S. Majestade e indagar: - O Sr. se considera o homem mais feliz do mundo?
- Infelizmente Sr. Homero, não posso responder positivamente a esta sua pergunta. Tenho sérios problemas em meu reinado. Estão a todo o momento desejando tirar-me a coroa, o povo nunca está satisfeito com a corte e muitos de meus visinhos estão em sérias dificuldades, o que poderá abalar meu reinado.
Reverenciando sua majestade, Sr. Homero sai em busca de novos povos e da sonhada felicidade.
Caminhado rumo à Terra do Sol Nascente, julgou estar no caminho certo. Lá chegando, procurou pela pessoa mais famosa da ilha. Era um artista de sucesso, muito conhecido na mídia. Fez-se apresentar e expôs seus motivos e o porquê de sua visita. O personagem apesar da fama, das condições econômicas e da vida regalada, ao ouvir a indagação não pode confirmar: - O Sr. Art. pode se dizer o homem mais feliz do Planeta? Se for, por favor, empreste-me sua camisa. - Sr. Homero não posso emprestar-lhe minha camisa, porque eu não sou o homem mais feliz do Planeta. Minha amada não me ama, meu país está sempre sendo assolado de diversas formas, e vivemos em sobressalto.
Rodou mundo o Sr. Homero... Encontrou as respostas mais variadas e inesperadas. Nunca alguém com a afirmativa procurada. Resolveu então voltar para casa em meio à suas indagações: - Será que fui a lugares certos? – Será que procurei as pessoas erradas? – Será que esta pessoa não existe? - Como então este anjo me fez tal proposta?
Atravessou mares, rumou ao sul e aportou em um país quase continente. Embrenhou terras adentro. Lugar montanhoso, regado com muita água. Caminhando por este sertão, inesperadamente, cavalgando, encontra um homem ao qual ele, mais pelo hábito, indagou: - Sr. Des. Vou lhe fazer uma pergunta. Não leve a mal, por favor. Se não quiser não responda. 
-Pergunte Sr., “as veis” posso lhe ajudar.
- Sr. Des. O Sr. se considera um homem totalmente feliz?
- Sim Sr. Homero, eu sou isto que o Sr. falou, totarmente feliz!
- É verdade? Não acredito!
- Não sei por que mas sou. É porque sou!
- Então o Sr. poderá ajudar-me emprestando sua camisa, para que eu possa usá-la por apenas 15 minutos? Um anjo revelou-me que se eu assim fizer, eu também serei feliz.
- Olha Sr. Homero, é de minha vontade lhe servir, mas tenho que falar a verdade, eu não tenho uma camisa para emprestar ao Sr. ...
Agora com a certeza de que as experiências muito lhe valeram Sr. Homero, sem vestir a camisa do homem mais feliz do mundo, volta para casa refletindo: - Para ser o homem mais feliz do mundo não é preciso poder, não é preciso fama, não é preciso... É preciso desvencilhar de muitas mazelas e pesos que carregamos no físico e na alma e ser apenas o que somos."
A história foi recriada com criações prprias´,mas a mensagem conservada. Estou sentindo que esta história, cada vez mais, se torna uma utopia em um mundo que tem seus sustentáculos do poder, da fama, da imagem, que poderá ser até falsa.
Tudo isto vai obscurecendo a felicidade de sermos, simplesmente, criaturas feitas à imagem e semelhança de um Criador, que provê e sustem sua obra. Vez por outra precisamos fazer a experiência de sentir a verdade desta mensagem.
                                            Wanda. Março 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário