quarta-feira, 21 de março de 2012

Eleições à vista

Todos os municípios no Brasil se preparam para mais uma vez escolher seus governantes. Está acontecendo neste momento a guerra política que existe por traz das candidaturas e seus candidatos. Desta vez começou com a cidade onde seus candidatos se gabam de ser o celeiro de melhores e mais preparados políticos do Brasil. Estou me referindo a cidade de São Paulo. Na verdade estão em jogo as enormes vantagens em se ocupar determinados cargos, guerras de egos, projeção nacional e até mundial, dependendo do município. As melhorias do município, os anseios da sociedade ou a solução de problemas que são perenes, também fazem parte do jogo político. Como promessas de comícios são esquecidas ràpidamente, pode-se prometer o que quiser. O exemplo dos mais poderosos sempre foi levado em conta. Não vamos nos iludir, com maior ou menor proporção todos os municípios estão se preparando da mesma maneira: vislumbrando benefícios próprios, projeção pessoal, poder... poder...poder... Este é o grande embriagador de todos. Ah! Servir à comunidade também conta...
Pessoas bem intencionadas, de caráter bem formado, que tem em vista o bem comum, a melhoria do município, idéias bem boladas, que poderão fazer a diferença na hora de governar, acompanhadas de pessoas sensatas, disposição para interagir com a comunidade, reunindo pessoas para a colaboração de uma administração transparente e eficaz e estar a todo o momento em todos os lugares; essas pessoas são raras e muitas foram banidas do meio político. Isso aconteceu definitivamente, quando os cargos políticos passaram a ser remunerados. Muitas pessoas que tem dificuldade para empreender suas vidas particulares começaram a serem eleitas para melhorar de vida. Seriam agora empreendedores do município. Isso não só aconteceu em municípios menores, mas sabemos que a cidade de São Paulo é responsável por muitos, na câmara dos deputados, que estiveram e estão completamente fora do contexto de um servidor do povo. Citei São Paulo porque é tida como uma cidade politizada. Se formos examinar outras cidades também são responsáveis por nossa democracia tão às avessas neste item: candidatos.
Estou voltando a este assunto que prometi não falar mais, mas omissão não é meu forte. Não consigo me omitir a respeito de algo que concidero ser bom para meu semelhante.
Estão costurando os nomes das pessoas que nos próximos anos vão encabeçar movimentos de desenvolvimento, para nossa sofrida Sãogonçalinho. Escolher os melhores candidatos é uma tarefa árdua. São aqueles que realmente estão imbuídos de sentimentos altruístas, que desejam e lutam para que o desenvolvimento aconteça. Garimpar, procurar como se procura uma pedra rara. Essa é a nossa missão. Estrela na testa ninguém tem. Algumas dicas nos ajudam, mas elas têm sido tão exaustivamente esclarecidas por diversos meio de comunicação, que me parece redundantes e chego a duvidar de sua eficácia, visto o quadro geral da nação.  
Mas por outro lado, também não vejo outro modo para aprimorar a democracia no país. Vou colocar algumas indagações para que você possa tirar suas conclusões:
- Você considera que seu voto para o município, na última eleição foi válido?
- Você acompanhou o desenrolar da gestão de seus candidatos?
- Você pretende cair no mesmo erro de eleições anteriores?
- Você participa de alguma maneira para o desenvolvimento de nossa cidade?
- Você esta acostumado a trocar seu voto por favores particulares, recebidos não só em época de eleição, mas durante todo o mandato, visando reeleição?
- Você vota em pessoas por pena, para ajudar em suas rendas particulares?
Conforme sua resposta saiba que você está de alguma forma contribuindo para o regresso ou progresso de sua cidade. Todo voto tem consequencia... você está se lembrando desta frase? Vai ouvi-la muitas vezes até outubro.
Todo cidadão consciente, exercendo seu dever de cidadania e participando ativamente do desenvolvimento de seu município, com atos que visem o bem comum, precisa saber que o benefício será de todos e seu também.
                        Wanda. Março de 2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário