quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Quem não conhece a Rosângela da Alpes ?

Como é importante a pessoa ter um emprego, poder se sustentar, ser alguém na vida. Encontrei uma pessoa outro dia, que me trouxe certa alegria. Ela inqueriu-me dizendo:
-A senhora me conhece, D. Wanda?
-Não me lembro. Quem é você?
 -Eu sou a Rosangela da Alpes! Todos me conhecem nesta cidade. Eu conheço a senhora desde meus 4 anos de idade. Naquela época, minha mãe era atendida pelo Serviço de Obras Sociais, da cidade, e a senhora trabalhava lá.
 De sua mãe Aparecida, me lembrei na hora, mas ela... Ela era muito criança e já faz um boooom tempo. Os assistidos também eram em grande número.  
Por estarmos participando de um casamento, estávamos bem vestidas, mais que de costume, eu ela e um filhinho de 5 anos ao lado. Rosangela, bem vestida, de máquina fotográfica na mão, me fez perceber que o nível de vida que levava superava, e muito, o dos atendidos pela entidade a qual ela se referiu. Por conseguinte, o nível econômico de vida que levava era superior ao de sua mamãe. Posso assim supor que houve certa melhoria na parte econômica de uma geração para outra. É confortante constatar isto, na prática, de verdade, visto que, os atendidos pelo SOS, muitas vezes, eram pessoas que estavam desestruturados, com os filhos fora das escolas, sem teto, passando fome. Por mais que quiséssemos ensinar a pescar, o caminho era difícil, pouco preparo das pessoas, na sua maioria eram analfabetas, e havia poucos empregos a oferecer. Vejam só, hoje a Rosangela é da Alpes, acrescentou ao seu nome o nome da empresa que trabalha, há mais de 12 anos. É a importância de se ser alguém, de ter um emprego digno.
Emocionou-me saber, no decorrer da conversa, que aquela família a que ela pertencia, soube dar valor na entidade e no trabalho que realizávamos. Não foi sempre assim, muitos agiam, opostamente, transferindo certa antipatia aos que um dia tentam ajudá-los. Mas ali, percebi um sentimento muito verdadeiro, que afluiu e que revelou a sua sinceridade na conversa. Poderia ainda citar mais alguns que foram atendidos no SOS, que aprenderam a “pescar”, encontraram um caminho e estão escrevendo a sua história.
O papel social que uma empresa exerce na comunidade, traz vida digna para muitos. Embora a maioria dos empresários esteja sempre voltada para seus próprios lucros, este fato é verdadeiro. Patrão e empregados deveriam estar sempre voltados um para o interesse do outro, assim as empresasse desenvolveriam com mais harmonia.
É especialmente pelo papel social de uma empresa, que os municípios se empenham para que mais e mais, venham instalar novas empresas, nas cidades. Além de dar dignidade à pessoa, outros setores importantes da cidade se desenvolvem. É uma cadeia de serviços que a comunidade oferece funcionando como uma engrenagem. Todos dependem de todos.                                                                                                                                                  Wanda.  13/01/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário