sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Parabéns a você SGS

            Com ares de Festa do Rosário e muita modernidade, muita gente bonita, os saogonçalenses comemoraram mais um ano de vida de nossa cidade. Pouco a pouco aquele largo, que só aparece assim em épocas de festa do Rosário, foi se enchendo, enchendo e de repente estava repleto como, raramente, o vi antes.
            Durante a festa a “Acisgon” fez seu sorteio de final de ano. O movimento que recebeu o nome de “Natal 10” sorteou 10 prêmios incluindo prêmios: em dinheiro, TVs de LCD, como prêmio maior uma moto. Houve uma participação satisfatória do comércio local que, a cada ano,  vai crescendo, atraindo muitas pessoas e municípios vizinhos, para  comprar no comércio local e participar dos sorteios.
Muitos fogos, de rara beleza, coloriram os céus da cidade, dizendo a todos de nossa alegria por mais um ano de vida.
O ponto alto da festa foi a apresentação da “Banda Fattus”. Com muita luz, som e animação entrou noite á dentro, provocando um remelexo geral nos participantes. Aquele lugar que há poucos momentos  estava parecendo inverno, no verão, foi esquentando.
Barracas e bares experimentaram um movimento extra, servindo tudo que tinham direito e trazendo aquela animação a que as pessoas estão acostumadas.
            Gostaria de lembrar aqui a importância de nossa história passada, que é o alicerce do que somos hoje. Este passado entrelaçado ao presente deve nos dar a consciência da importância de participarmos de nossa história hoje, conscientes de que estamos escrevendo o futuro.
Adotou-se a data de 2 de março de 1743 para data oficial da fundação de São Gonçalo. Completamos assim 269 anos.
            Se nos compararmos à cidades européias, ou às cidades da época de nosso descobrimento, vamos achar que ainda somos uma cidade muito nova. Se formos nos comparar á outros municípios, que estão ao nosso redor, fundados muito depois, vamos ver que já estamos avançados em anos.
Sem comparações, somos um povo que está em busca de uma identidade. Quem somos nós? Um lugar digno no cenário de nosso país. Terra do ouro? Do café com leite? O que identifica hoje nosso município? 
Formamos um povo miscigenado, pela população que nos precedeu, dando origem ao que somos hoje. Um povo sofrido, que com muita dificuldade vê o progresso da cidade se materializar, em forma de melhorias para a população, muito lentamente. A modernidade em forma de destruição da sociedade, porém, atinge nosso povo, tanto quanto nas grandes cidades. É a presença de assaltantes, traficantes, dependentes químicos e outras mazelas mais de que se têm notícias, diariamente.
            Com um olhar positivo, que é o que queremos ter hoje, poderemos dizer que estamos começando a “achar o fio da meada”. Não como gostaríamos que fosse: com mais agilidade e mais amor à terra que nos acolhe. Com certa lentidão, percebemos a melhoria na capacidade de compra de nosso povo, os jovens buscando formação nas diversas áreas, com isso a escolaridade e cultura melhorando, as construções saindo, aqui e ali, em novos bairros que vão se formando, o comércio se modernizando e aquecendo, lentamente, os empregos chegando... Em fim, poderemos dizer que as pessoas estão começando a “ser alguém” se firmando como pessoas, com direitos e deveres na sociedade.
Um voto de louvor há de ser dado à Acisgon (associação comercial de nossa cidade) que depois de uma “noite escura” vem ressurgindo e lutando, para cumprir seu papel de desenvolvimento, que ela pode, deve e quer trazer para a cidade. São poucas as pessoas que se envolvem, abdicando de seu tempo, para assumir atividades como nas associações, onde não há remuneração e há muitos problemas há serem solucionados.  É preciso, para este trabalho, certo idealismo, qualidade um tanto quanto, extinta em nosso meio.    Fala-se muito de lutar para realizar sonhos pessoais, esquece se que não estamos sozinhos no mundo. Lutando juntos para a realização de ideais que trazem benefícios a muitos, traremos maior desenvolvimento para o município encontraremos soluções para problemas difíceis e uma realização ainda maior.
Gosto de ver a polícia civil dando proteção nas ruas à população. É um direito que temos, mas que só se fez sentir agora, com a mudança da sinalização de trânsito. É muito bom sentir esta proteção. Obrigado Polícia Militar!
Por falar em mudança no trânsito é outro ponto, que por mais que esteja nos confundindo no começo, deu um ar de civilização à cidade. Mais um passo acertado da Prefeitura Municipal. Parabéns Prefeitura Municipal!
Parabéns à todos que de uma forma ou de outra, estão contribuindo para que a nossa “Sãogonçalinho” se desenvolva.
                                                                                        Wanda.10/01/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário