quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Nós e os sete bilhões de conterrâneos

Sentindo que cheguei um tanto atrasada ao assunto, por motivos pessoais, vou registrar aqui esta aventura do Planeta Terra contabilisando 7 000 000 000 bilhões de habitantes. Tomo a liberdade de chamá-los de conterrâneos, porque na verdade estamos todos habitando o mesmo espaço chamado Terra. Fiquei satisfeita de saber que há controvérsia entre as pesquisas demográficas mundiais. A ONU registrou em 31 de Outubro a chagada do eptabilionésimo morador do Planeta. Segundo dados demográficos americanos este número astronômico só será alcançado em Abril de 2012, portanto estou dentro do prazo estabelecido pelos grandes censos do Planeta.
Sem querer saber e já sabendo, pe4rguntando e já sabendo a resposta, vai a interrogação que engana à muitos: A terra está mais pesada por isso? Procure a resposta e depois me diga...
Bom, brincadeiras à parte, gostaria de repartir com você a interrogação que  durante algum tempo nos fazíamos. Quando reunia, a família, para qualquer comemoração, almoço de domingo, aparecia alguém indagando: - E aí, já descobriram se há mais pessoas vivas no planeta do que do que a soma dos mortos que aqui viveram? E estava armado o debate. Todos tinham suas opiniões e as defendiam com veemência. Sempre baseadas em suas conjecturas, ou seja, em quase nada. Nunca conseguimos chegar a uma resposta, para alguns a resposta era sim porque... e para outros era não porque.. ninguém conseguia convencer ninguém do contrário e “tudo estava como dantes no quartel de Abrantes....”
Em minhas leituras sobre o assunto, que movimentou os noticiários pelo mundo, à respeito do eptabilionésimo morador do Planeta, encontrei uma resposta para esta tão fadada interrogação ao procurar dados para outras questões. Um dado semi-científico do Populacion Refence Bureau, instituto especializado em pesquisas demográficas estima que já viveram no planeta Terra,  desde o homem sapiente até nossos dias, 106 bilhões de pessoas. São semi científicos, estes dados, porque não existe dados de recenseamento, em tempos remotos, os que existem hoje, não se têm uma exatidão, porque nem todos os países tem uma estatística séria. Bem, então será que descobri a resposta que procurávamos à algum tempo? Acho que sim, em parte. Se 106 000 000 000 bi forem somados aos                     70 000 000 000 bi que estamos comemorando, então teremos: 70 000 000 000 mais 36 000 000 000, 106 000 000 000. Há mais pessoas hoje do que a soma de todos os que aqui viveram.  Se os 106 000 000 000 bi forem independentes dos setenta, então teremos a resposta oposta: já viveram por aqui mais pessoas do que aqui estão vivendo hoje. Continua o impasse...   
Bem, estatísticas à parte, é momento de reflexão. Ao mesmo tempo que temos a responsabilidade de oferecer àqueles que estão chegando e aos que virão num futuro mais longo um planeta que lhes de condições de sobrevivência, preservado ambientalmente, deveremos também apresentar-lhe um mundo que lutou para vencer a violência, a fome, as doenças, as desigualdades sociais e alcançou vitória.
Neste conjunto de civilizações paradoxas seria possível encontrar soluções para nossos vergonhosos problemas como:
- a muita produção alimentar e a fome reinante
- o acúmulo de conhecimento e o analfabetismo persistente
- enormes riquezas nas mãos de alguns poucos e a miséria de grande parte da população
- a felicidade simples e verdadeira sendo trocada pela euforia e o engano das drogas.
O Planeta, onde vivemos nossos sonhos, é hoje um planeta de contradições, onde colocamos nossas esperanças em homens, geralmente os que detêm o poder. Esquecemos de suas limitações, por mais que boa vontade tenha. Temos sim que esperar e cobrar de quem está no poder, mas não podemos nos isentar de fazer o que nos compete fazer, para que a vida dos moradores do planeta seja equilibrada e feliz ,enquanto aqui estivermos. Cada um de nós é responsável pela preservação do espaço físico e temporal que nos foi dado. A vida de nossos conterrâneos mais chegados e a preservação do ambiente que vivemos é de responsabilidade nossa.
Wanda 10/11/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário