segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Cuscuz à mineira


Como toda "Chefe de Cozinha" gosta de "confetes". Recomento sempre: faça cuscuz, é sempre muito bem vindo e motivo de muitos "confetes". Você reparou na "Chefe de Cozinha" com letra maiúscula e aspas é para valorizar a profissão não só pelo nome importante.Adivinhe nossa pedida para as comemorações de fim de ano?!

Então vamos lá:

Ingredientes:

1 bandeja de frango
1 bandeja camarões(pode ser do menor)
2 pratos de farinha de milho
1 prato de farinha de mandioca
1 xícaras de azeite
10 azeitonas
1 lata de ervilha
1 vidro de palmito grande
3 ovos cozidos (pra ornamentar)
10 tomates
3 cebolas grandes
3 dentes de alho 
salsinha, 
cebolinha, 
pimentão colorido, 
pimenta à gosto
1 tablete de caldo de frango para o frango e um de camarão para o camarão.
2 litros de água

Preparo: Vamos fazer os dois molhos ao mesmo tempo. Refogar o frango e o camarão separadamente. Usar os temperos comuns. O camarão deverá ficar por alguns minutos cozinhando poderá até ser sem refogar. O frango, porém, ficará por mais tempo e deverá ser desfiado e cortado em pedaços bem pequenos, refogar. Fazer um molho dos tomates com dois litros de água, cozinhando, peneirando e refogando com óleo e tempero. Em seguida colocar no refogado meio a meio, no camarão e no frango. Reservar uma quantidade de camarões e de frango para colocar na montagem dos pratos. O molho deverá ser bem molhado, não se assuste é assim mesmo. Acrescentar em seguida as azeitonas, picadas, o pimentão , a ervilha, o caldo de frango e de camarão respectivamente deixar ferver por alguns minutos.

Em uma bacia à parte, misturar as farinhas, o azeite, a pimenta, o sal a gosto até que tudo fique bem aderido. Dividir as farinhas ao meio para se fazer um cuscuz de camarão, outro de frango ou um maior, com os dois molhos misturados. Acrescentar o molho fervendo à esta mistura, mexendo sempre muito bem. A mistura de verá ficar bem aderida e macia. Por isso a quantidade grande de molho, um tanto quanto ralo. A farinha faz desaparecer o molho. O segredo para o sucesso é deixar a massa bem macia e úmida. A massa está pronta para ir à cuscuzeira e ser montado o cuscuz. Em seguida leva-se ao vapor para cozinhar. Eu prefiro levar à panela mexer bem e deixar cozinhar por alguns minutos e depois montar. Se for ao vapor deverá ser por uns vinte minutos à meia hora.

Para montar:
Usar duas formas médias, redondas com furo ao meio, untadas com óleo e enfeitadas com: ovos cozidos, azeitona, pimentão fatiado bem fininho... Uma será para o cuscuz de camarão, outra para o de frango ou uma bem maior para os dois juntos. Colocar uma porção da massa ao fundo. Firmar bem, com uma colhar ou com as próprias mãos. Colocar uma porção do frango desfiado, que estava reservado (ou do camarão) mais uma camada da massa outra do frango (ou...). Finalmente a terceira camada, firmar bem. Se a massa foi cozida ao fogo estará pronta pra desenformar. Se foi feita na cucuzeira deverá ser levada ao vapor para cozinhar a farinha, em seguida desenformar. Agora está tudo pronto par ser desenformado em uma vasilha rasa ornada com alfaces ao redor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário