sábado, 3 de setembro de 2011

Ouvir à Deus

Deus fala aos homens de diversas maneiras. Duas maneiras importantes são através da criação e através de sua palavra contida na Bíblia. É a Palavra desse Deus comunicador, que pretendo enfatizar, em alguns textos, durante este mês. A Bíblia foi escrita sobre inspiração e supervisão divina, usando sempre pessoas que tiveram suas vidas entregues às mãos do Senhor. São eles os profetas do Senhor. Ela traz relados diversos, escritos em épocas diversas. Alguns livros ali contidos são tão interessantes que até se transformaram em filmes. Outros são mais simples, outros poderemos dizer até de difícil compreensão. Contudo é sabido que a Bíblia explica a Bíblia. Tenho ouvido muitas vezes, estes dias, que se tivermos a coragem de perguntar a Bíblia terá a coragem de responder.  E isto é uma verdade. Encontramos na palavra de Deus respostas para todos os nossos questionamentos. É um livro tão antigo e tão atual ao mesmo tempo. Se ao lermos encontrarmos alguma dificuldade devemos deixar de lado e buscarmos leituras mais compreensíveis e interessantes e aos poucos as partes rejeitadas serão assimiladas.  Os relatos históricos e a compreensão do contexto das situações ali contidas são importantes para que tenhamos mais confiança e melhor compreensão dos textos. A parte histórica e o contexto constituem o sustentáculo para as verdades de Deus que estão reveladas ali. Diria: o esqueleto humano está para o corpo assim como a história está para as verdades divinas reveladas ali.
Há pessoas que animadas pe4lo espírito desejam ler a Bíblia. Começam a fazer suas leituras pelos primeiros livros e logo desanimam. É preciso ler começando do modo correto Existem muitas orientações para se ler a Bíblia toda, todas elas são interessantes. Além da curiosidade normal, teremos que manter a posição de sempre descobrirmos Deus naquelas palavras, de saber que a Bíblia é o livro das verdades de Deus e não de nossas verdades. Muitos tomam posição errada e começam a querer descobrir erros ali, a criticar, a descobrir inverdades e tudo se torna confuso. Resumindo: para se descobrir Deus na Bíblia, e em qualquer outro lugar, é preciso uma palavrinha mágica, que se chama humildade. É preciso deixar Deus ser Deus Criador e sermos apenas criatura.
Tendo a coragem se ser criatura e aventurar-se a conhecer o Criador em sua palavra, teremos momentos tão preciosos e ternos, jamais vividos em nossa vida.
São princípios eternos que revelam essencialmente quem é o nosso Deus, aquilo que Deus é em sua essência. Um princípio revelado em l João 4,16b e que é a mola mágica do cristianismo e do cristão, por conseguinte, é:”Deus é amor.”  È sempre muito bom começar nossas leituras por esta carta de João porque logo nos deparamos com este e muitos princípios importantes para termos uma visão verdadeira e fiel de nosso Deus.
Encontramos ainda mensagens que aplicadas ao nosso tempo vão nos revelar o reino de Deus, sua vontade á nosso respeito e demais verdades que precisamos conhecer a respeito de nossa vida em Deus. Temos ai então a parábola da rede, da pérola, do fermento...
Crescendo no conhecimento de Deus e na realidade do eterno vamos ter facilidade, desejo mesmo que querer saber qual a vontade de Deus a meu respeito e quais são seus mandamentos que devo seguir. Os mandamentos de Deus têm um peso leve para aqueles que o amam. Sentiremos vontade de agradá-lo e de segui-lo obedecendo a seus mandamentos. Saberemos estabelecer os equívocos que a vida poderá ter nos imposto e termos a coragem de assumir as verdades que a palavra terá nos revelado. ”O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei,” João 15,12. Ajeitamos até de modos bem convincentes meios de não seguir este mandamento. Justificamos-nos de diversas maneiras. Há certas pessoas que são mesmo difíceis de amar, mas existe a ordem e nossas justificativas não vão anulá-la. Vamos um dia responder pelos nossos desafetos.
Muitas pessoas desconhecem as promessas que Deus tem em sua palavra e pensam que Deus é uma entidade espiritual limitada e guardada para depois da morte. Não experimenta Deus em vida, no seu dia a dia. Transformam as promessas em pérolas jogadas aos porcos. São preciosidades que de nada valeram para tornar precioso o nosso viver. Se não a conhecemos, como desfrutar delas? Como nos apropriar delas? Para que serviriam essas promessas se não para nós, hoje? Como fazê-las tornar-se, vida se não experimentarmos em nossas vidas? Eu sou a ressurreição e a vida, quem crê em mim ainda que esteja morto viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto? João11,25. Poderemos experimentar a ressurreição, a cada dia em nossas vidas amando, perdoando confessando nossos erros e buscando à Deus das diversas maneiras que ele se oferece para nós.  Assim também poderemos experimentar a morte e a força do maligno na desobediência, na mentira, na tapeação, no engano, no desprezo à Deus.
Concluindo diria que nosso caminhar em Deus terá que ser baseado em seus princípios eternos, em suas mensagens, em suas ordens ou mandamentos e em suas promessas. Só assim nossa fé será inabalável, nosso coração encontrará a paz e a alegria verdadeiras e um dia alcançaremos o eterno tão desejado.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário