domingo, 16 de janeiro de 2011

Lendo e relendo a Bíblia

Mais uma vez termina o ano. Mais uma vez completo a leitura da Bíblia inteira, em um ano. Você poderia perguntar:
- Quantas vezes você já fez isso?
–Muitas, muitas, muitas... lhe diria, 15,20,25 talvez...
–Mas você gosta de fazer esse tipo de leitura? A Bíblia parece um livro tão antigo pesado e incompreensivo!
–Esta era a idéia que eu mesma fazia, antes de iniciar esta jornada e é o que muitas pessoas acham, hoje em dia. Você disse bem, parece, parece mas não é. Vou fazer isso todos os dias, todos os meses e anos de minha vida. A cada ano as leituras, ali contidas, renovam meu interior, dando um sentido novo, mais profundo para minha existência. Minhas convicções se fortalecem, baseadas nas verdades de um Deus que ali se revela à todos.
Se você acha a Bíblia um livro antigo, eu concordo, ela conta a história da criação do homem e sua vida no planeta Terra. Daí para frente até chegar a nossos dias a caminhada é longa. É a nossa história no planeta. Se estamos, hoje aqui, se trazemos costumes, descobertas que nos enriqueceram como pessoa é porque estamos alicerçados em um passado construtivo, referido ali. Todos que quiserem dês falar, desfazer ou difamar a Bíblia, mais cedo ou mais tarde verão sua teoria cair por terra. Por isso e por outras, ela é um livro muito, muito moderno. - Mas como pode ser isso? Você diria.
- O ser humano é que não mudou em nada, em seu interior degenerado. Nossos anseios, nossas lutas e necessidades são as mesmas de todo ser humano, em todas as épocas.
O livro de Provérbios de Salomão é um manancial de vida e ensinamentos que orienta e constrói uma vida digna e deveria ser lido e relido pelos jovens até a idade adulta, até sempre. Se desejarmos fazer orações cheias de sabedoria e que agradem a Deus, elas estão contidas no livro dos Salmos. È no conhecimento e no “ruminar”, a cada dia, as páginas do evangelho, que vamos ter a consciência e sentir a alegria, cada vez maior, de nossa salvação. Estávamos ainda em pecado, mas Deus que é rico em misericórdia... As cartas de Paulo não nos deixam ignorantes a respeito de nosso viver, rumo à ressurreição. Se você se sentir atraído para começar a ler a Bíblia comece pelas cartas de Paulo.
- A Bíblia é um livro pesado, você diria.
Eu respondo:- Hoje em dia nem tanto. As encadernações modernas ajudaram muito a diminuir o peso.
-Mas o peso é nas leituras das narrativas.
- Sim, o peso, é o peso do mal que reina na humanidade desde que o mundo é mundo. Quem nos ilumina e nos revela o que está ali contido é o Espírito de Deus. A Bíblia nos revela a Bíblia, um dia aprendi isso, e hoje, sei que é uma verdade. A Bíblia tem um propósito: contar a história da salvação para a humanidade e mostrar este caminho de salvação. Se ela é pesada não sei, só sei que, se a vida se nos apresenta pesada é ali que encontraremos descanso.
Encontramos ali histórias muito interessantes que já renderam muitos filmes, mas isso não é o essencial de suas narrativas. O essencial é dar-nos uma vida nova, segundo a vontade do Deus que ali se revela.
Minha mãe dizia não compreender a Bíblia. Era o reflexo de um tempo em que esta preciosidade foi proibida ao povo. Durante muitos e muitos anos a palavra de Deus foi proibida. Era para poucos e letrados. Tempos difíceis para se viver um cristianismo conforme nos propôs Paulo em suas cartas.
Hoje não lê quem não quer. Presenciei muitas pessoas analfabetas desejarem aprender a ler, para ler a Bíblia. A Bíblia é o livro mais vendido na face da terra. Se ela não está fechada em algum canto das casas, então sei que não estou sozinha nesta minha jornada. Muitas e muitas pessoas estão conhecendo à Deus, suas verdades, seu propósito a nosso respeito, a salvação que nos é oferecida. Isto para que não sejamos enganados nestes tempos finais.
Estamos vivendo o cumprimento da palavra do profeta Amós (8-11), que diz: - Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que mandarei fome sobre a terra, não de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E ainda Jesus dizendo para completar: Quem tem sede vem a mim e beba. (Jo 7-37)

Wanda. 8/12/2010


Nenhum comentário:

Postar um comentário