domingo, 26 de maio de 2013

O que falta para nós?



Recebi esta foto maravilhosa de minha filha Nancy, hoje, com o seguinte dizer: "Olha sua montanha encantada aí mãe". Montanha Encantada é o nome de um poema que está publicado em meu livro" Casos e causos do Casarão". Fui tomada daqueles pensamentos e sentimentos justamente quando olhava para esta montanha em uma área mias baixa. 
Nancy despertou o gosta pelo pedalar e agora este esporte faz parte de sua vida, sempre que possível. Já teve várias companhias, que foram aos pouco desistindo, ficando agora praticamente sozinha, ou com algum aventureiro. Ela sempre comenta do enorme benefício, que foi para sua vida a prática deste esporte. E não diz somente dos quilinhos indesejados que desapareceram, dos músculos que se firmaram, da resistência que adquiriu em questão de fôlego e de disposição para as atividades, que precisa desempenhar. Diz, repetidas vezes, do bem que faz para as ideias brotarem, com mais facilidade, dos pensamentos renovados e em quantidade, de uma felicidade que lhe invade, causada pela liberação de serotonina, que passa a correr no sangue em maior quantidade.
É tudo que precisamos e que especialistas indicam, com tanta insistência, para o bem de nosso organismo.
Por comodismo, displicência ou má vontade somos descuidados e não criamos hábitos saudáveis como este, ou outros quaisquer que nos agrade e proporcione o bem estar que todos , de certa forma, estamos desejando à todo momento.
 Não pude deixar de fazer este comentário, mas o que desejo falar mesmo é sobre a paisagem de fundo que aparece na foto.

Muitas pessoas que vivem, ou que já viveram aqui, nunca se presentearam com tal visão. Muitos a tem em seu cotidiano e não lhe dão o valor devido. Desconheço no "estado das alterosas" um lugar mais bonito, mais impactante, para nossas vistas, digno de arrancar inúmeras exclamações a cada movimento dos olhos. Por nosso admirar e para nosso louvor ao Criador. 
Muito me admiro de que um lugar deste seja desconhecido dos praticantes de voo livre, asa delta e outros esporte radicais que cabem ali, com um cenário compatível com os mais bonitos já usados para tal prática. Por que não se tem ali um mirante?
E os hotéis fazenda que ali já poderiam estar instalados funcionando. Por que não aconteceram? E a Nova Monte Verde que atrairia turistas e divisas para nosso município, porque se apresenta para nós como um sonho louco ou um delírio desvairado?
Alguém já sonhou sobre isso? Alguém se aventura e acredita nos sonhos? Alguém é aventureiro bastante para sonhar e buscar parceiros para a realização destes sonhos?
Hoje, o que se vê no lugar é uma vista maravilhosa, como se pode ver em poucos lugares do estado e fazendeiros desanimados, com as dificuldades de ganhos vindo da atividade rural. O abandono da torre de TV é lamentável. Sai governo (municipal)entra governo, não se faz nada para a melhoria dos sinais deTV. Até a própria Embratel, que mantinha as estradas sempre bem cuidas, parece que se esqueceu do lugar. É  abandono atrás de abandono.
Mesmo assim esperamos nos homens, mesmo que não sejam de governo, mas que tenham coragem de aproveitar aquela dádiva de Deus e transformar o abandono em civilização que possa lhes render divisas.
Acreditar... ter coragem... ter novas ideias... formam um bom pacote par o desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário