segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Mais uma vez vamos exercer a democracia


  Mais uma vez a democrática “Força do povo "
 Sinto a força da genética, mais uma vez, falando forte. Depois de prometer, a mim mesma que não opinaria mais a respeito de política estou eu, aqui, com esperanças que desta vez se faça uma seleção consciente e apropriada, para o desenvolvimento do município. Mesmo não tendo candidato a prefeito para se opinar, o que não é nada bom para o município, o município tem uma população altamente politiqueira. Observa-se pelo movimento de alvoroço que se faz sentir daqui e dali. Candidato à vereador fazendo a politicagem que se costuma fazer, porém, com mais força ainda, principalmente os que já ocupam o cargo, com medo de serem substituídos. Temos os novatos que durante os 4 anos trabalharam o tempo todo com vistas em sua eleição.Temos os que não perceberam que a fila andou e querem voltar. Temos os novatos tramando de modo tão primário e inocente que dificilmente conseguirão superar os que, diria com todo respeito, ”macacos velhos”. Ninguém deseja ficar de fora. Todos querem precisam e se acham eleitos. A realidade, porém, é outra. De cento e lá vão alguns (porque agora mudou) serão 11 os premiados, os vitoriosos, que com nosso voto vão estar lá, durante 4 anos, ou criando cadeiras cativas 4+4+4...(= noves fora, nada), e assim por diante. Neste período receberão o salário astronômico a que faz jus a classe política em todo país. É ali, nas reuniões semanais, ou extraordinárias, que, aliás, são muito bem pagas, que no passar dos mandatos o desenvolvimento e melhoria do município vão sendo tramados. Cumprem eles a “árdua” missão de elaborar projetos que venham a  atender os anseios da população. Muitos passam por lá apenas politicando, ou criando projetos ridículos ou nenhum projeto.
Se pensarmos um pouquinho, vamos constatar que numa cidade de poucas e difíceis economias rendáveis, todos nós gostaríamos de ver acrescentado em nosso orçamento o salário de um vereador. O cargo, de poucos trabalhos, sem exigência de formação, muito bem pago, constitui o sonho de toda população. Esta é a nossa realidade e a de todos os municípios do país.
Relembro que, os vereadores que ocupam as câmaras, só o fazem pelo nosso voto, portanto temos o dever e a responsabilidade de saber quem falará em nosso nome, nas câmaras. Temos o dever e responsabilidade de saber e participar das reuniões que decidem o destino de nosso município.
Relembro que se não nos interessarmos pelos atos dos políticos não teremos o direito de reclamar.
Relembro que benefícios pertinentes à toda população são os que trazem desenvolvimento. Benefícios particulares são proibidos e embargam outros benefícios comunitários.
Relembro que a nossa ignorância e apatia política só servem para nos distanciar, cada vez mais, do desenvolvimento que nos é de direito.
Relembro um dizer conhecido que diz: - Não há porto favorável para quem não sabe para onde vai. O que equivale a dizer que desenvolvimento favorável não acontece para quem não sabe o que quer.
Hoje interroguei pessoas à respeito do movimento político no município e ouvi:
- O que você acha de não termos candidatos a prefeito para a livre escolha?
- Acho que nossos antepassados políticos devem estas se remoendo nas covas. Isto é uma falha da sociedade que envergonha todos nós. Não ter quem se interesse efetivamente pelo caminhar do município é uma lástima.
- Você sabe qual a função do vereador?
- O vereador precisa saber formular projetos que atenda a necessidade do povo e se aprovado, acompanhar a execução destes projetos.
- Qual o projeto que gostaria que seu vereador apresentasse à câmara?
- Projetos que melhorassem a aparência da cidade em suas praças, calçadas e urbanização de um modo geral.
Felizmente alguém sabe alguma coisa sobre política, este com certeza vai procurar um candidato para elaborar bons projetos.
A outro indaguei: - Você sabe a função do vereador? –Não, nem ouvi falar.
Você tem algum projeto que sugeriria a seu candidato? – Não, nem sei.
Mas você já sabe em quem vai votar? – Sim eu sei!
- Então você sabe em quem vai votar, para que se pague ao candidato durante todo o mandato, com o dinheiro do povo, $320.000,00, aproximadamente, para nada?

Pensando bem, estas respostas seriam dadas pela maioria da população são-gonçalense e é a pura verdade. Não se sabe, não se faz, não se cobra, não se desenvolve... E deixa como está para ver como fica.
                                                               Wanda. Agosto 2012-08-20

Nenhum comentário:

Postar um comentário