domingo, 5 de dezembro de 2010

Natal, uma festa alegre ou triste?

Muitas pessoas costumam comentar o sentimento de tristeza que lhes invade, por ocasião do Natal. São muitas, muitas mesmo, para não dizer quase todas. É um sentimento real, que o Senhor nos coloca no coração, querendo nos dizer:

• que o nosso espírito está esquecido
• que o vazio é sinal de que ele precisa ser preenchido
• que o Espírito de Deus vai nos inquietar sempre, para fazer parte de nossa vida
• que o espírito do homem, vazio, produz tristeza

É muito fácil para nós esquecermos de nosso espírito, quando estamos nos preparando para as festividades de Natal.

Bem contrastante com a simplicidade da manjedoura que acolheu Jesus são, hoje, os preparativos para o Natal. Toda Terra se enfeita de luzes. Nenhuma comemoração consegue envolver todo o planeta como o Natal o faz. São sons e músicas referentes ao momento, a culinária cada vez mais sofisticada, são residências, avenidas, vitrines, toda cidade impregnada com luzes e sons, sem se esquecer do velhinho que entra na história, nem sei por quê... 

É um misto de histórias verdadeiras e fantasiosas. Quanto mais rico e desenvolvido o país, maiores os preparativos. Tudo projetado por instrutores de marketing, que bem sabem como nos atingir emocionalmente. Ficamos desse modo vulneráveis, com maior desejo de consumo. Tornamo-nos mais emotivos, propensos a boas ações, a acolher o outro, a recordações cheias de sensibilidades, saudades dos que se foram, sentimentos de solidão e assim por diante. Cada um busca dentro de si as emoções que mais lhe tocam. Tornamo-nos pura emoção e somos levados muitas vezes às lágrimas.

Nesse momento surge então o incômodo do espírito que nos diz: “Estou aqui , existo, preciso ser preenchido.” Esta sensação está geralmente embutida no vazio e na tristeza que nos invade. É o Senhor querendo espaço para participar das comemorações.
A festa do Natal é a festa dos Céus e da Terra. Dos Céus porque lembra a concretização da decisão de trazer a salvação para a humanidade. "Hosana nas alturas" diz a escritura. Alegria nos céus, toda corte celestial está em festa, pela possobilidade de salvação  que os homens passaram a ter.

Da Terra porque:  
“O povo que andava em trevas viu uma grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte resplandeceu-lhes a luz.” Is. 9,2

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre seus ombros e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da paz.” Is. 9,6

A condenação de morte que pesava sobre nossos ombros, por causa de nossos pecados, foi retirada e trocada pela salvação que nos regenera a cada dia, dando-nos a oportunidade da ressurreição.

Durante o Natal, que tem o objetivo de nos lembrar essas verdades, se não tivermos esses entendimentos, se não tivermos a coragem de aceitar a salvação que nos foi preparada, na pessoa de Jesus Cristo, para nos levar de volta ao Pai, se de todo coração entendimento e vontade não invocarmos o Senhor para preencher e saciar nosso espírito, então ficaremos com a sensação de que está faltando alguma coisa, refletida no sentimento de vazio e tristeza.

Tomada a decisão de aceitar a salvação que Jesus Cristo nos oferece, passaremos a ter o verdadeiro sentido do Natal: “Festa de alegria e Paz,” porque estávamos no caminho das trevas e da morte e foi-nos oferecido luz e vida e nós tivemos a coragem de aceitar.

Então será Natal de corpo alma e espírito!!!

Wanda Teresa Lemos Paiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário