quarta-feira, 26 de junho de 2013

Chegou a nossa vez de protestar






 Não desejava escrever mais alguma coisa sobre este "desperta Brasil" que está acontecendo, visto que,tenho algo publicado há poucos dias. Tive que ceder a este meu desejo, já que agora o movimento chegou aqui, muito perto. De repente, não há como não dizer nada, não há como não comentar, não há como não aderir ao que estamos assistindo, aqui bem perto de nós. É preciso muita indiferença, é preciso muita alienação, é preciso muita vontade de deixar como está para ver como é que fica, ou querer ver quem vai apagar a luz.

São Gonçalo protestou ontem!!!  25/06/13

700 pessoas aderiram ao convite, pela internet, para a realização da passeata em São Gonçalo. Para uma população como a nossa, não é nada mal, visto que, muitos jovens estudam à noite, aqui, e mesmo nas cidades vizinhas. 300 pessoas compareceram, o que constituiu uma decepção, para muitos, inclusive para mim, que esperava ver a Praça Alberto Rocha inteiramente tomada. Contudo, entre pessoas inadequadas por estarem alcoolizadas, e que estavam ali, pessoas que não sabiam o por que, alguns baderneiros, (como não poderia deixar de ser) estavam presentes jovens organizadores e participantes conscientes, que lotara a câmara municipal. Estava refletido ali o que é nossa cidade. Pessoas exaltadas reivindicando benefícios particulares, pessoas badernando,e algumas com sérias reivindicações Felizmente eram jovens que estão iniciando um movimento de despertar em todos os sentidos, para toda a cidade.
A pouca participação dos sãogonçalenses poderá dar aos políticos a leitura de que a população está satisfeita com o que eles estão fazendo, ou melhor, com o que estão deixando de fazer. 
Dos cartazes que tenho visto um chamou-me a atenção, pela veracidade do trocadilho:"Povo passivo, corrupção ativa". Cada dia mais pessoas, não confiáveis, vão se apoderando dos cargos, para administração pública, e cada dia mais, nos vemos mergulhados em um marasmo interminável, e pior, sem esperanças de um despertar da população era a nossa história até agora. De repente parece que a história vai mudar!
Se o Brasil reivindica verbas para a saúde, educação, saneamento, urbanização, nós estamos reivindicando tudo.Estamos reivindicando que alguém pense e veja a cidade como uma cidade agonizante. E o pior ninguém está prestando atenção no estado de saúde desta idosa senhora. Olha que não costumo ser tão pessimista assim! Mas não posso deixar de dizer o que realmente me pareceu naquela passeata. É a primeira e certamente nas próximas poderei ter outra impressão mais positiva.
Uma cidade, que perdeu para Pouso alegre 7000 habitantes(estatística feita por Pouso Alegre)vamos calcular por alto mais 10000 para todo o Brasil,. Em que estudantes jovens saem para estudar e dificilmente voltam, comprova claramente o que afirmei: é uma cidade em estado de agonia!
Uma cidade, que está dia a dia diminuindo seu faturamento, tem um comércio fraco, em virtude das cidades vizinhas, é uma cidade em agonia!
Uma cidade, que tem inúmeros elefantes brancos ( terrenos baldios e centrais, casas inabitadas sem moradores, casas e terrenos assombrados por toda parte...) é uma cidade em agonia!
 Uma cidade, que a qualquer problema de saúde, mais simples que seja,corre para outras cidades,está em agonia!
Uma cidade, de área rural, em que os fazendeiros estão empobrecendo, a cada dia, com as dificuldades atuais, onde as fazendas são colocadas a venda por falta de condições de gerenciamento, é uma cidade em agonia!
Uma cidade, em que os cidadãos estão inadimplentes, por toda parte, porque não possuem renda suficiente para seu sustento, é uma cidade em agonia!
Uma cidade, em que os encarregados de promover o bem comum, se esquivam, retraem, e silenciosos, vão dia a dia, se promovendo...; está em agonia! 
Uma cidade, que não consegue unir seus moradores, para reivindicar melhorias para si e para todos, é uma cidade em agonia!
Uma cidade que não tem liderança alguma, especialmente política, é uma múmia sem cabeça.Está em agonia!!!
Nossa São Gonçalo poderá estar com seus dias contados se nós "todos", todos mesmo não resolvermos fazer todo o possível e o impossível para reverter nossa história de morte iminente.     
Sãogonsalense, sua cidade clama por sua participação no momento que estamos vivendo!!!                                                                    
                                                              Wanda. Junho de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário